domingo, 29 de abril de 2012

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO OESTE – SP TEM PODER DE POLÍCIA AMPLIADO PELA CÂMARA DE VEREADORES (PRIMEIRA INSTITUIÇÃO A LEGALIZAR O PODER DE POLÍCIA DA GCM  LOCAL)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Bárbara d'Oeste (SP), Jorge Manfrim, disse que são necessárias outras medidas para que a Guarda Municipal tenha maior poder de polícia. A proposta, aprovada na Câmara no dia 24 de abril, foi regulamentada e entrou em vigor na quarta-feira (25).
Manfrim diz ainda que, do ponto de vista constitucional, o poder de polícia perante o Estado é um dever da PM, mas não há nada que proíba a extensão das atribuições à Guarda. "Constitucionalmente, esta lei tem que ser melhor regulamentada. A PM também não pode ter sua atividade restrita em função de uma melhor atuação da Guarda. É preciso trabalhar em conjunto."

O Legislativo aprovou por unanimidade o projeto de lei que dá 'poderes de polícia' à GM. A nova emenda à Lei Orgânica do Município libera a GM para proteger a população. Antes, a corporação podia proteger apenas bens, serviços e instalações públicas. Na cidade, os guardas já tinham permissão para fiscalizações de trânsito, como uso de cinto de segurança e controle de uso de celular na condução.
Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d'Oeste, Eliel Miranda, a GM da cidade é a primeira a ter esse poder no Estado. “Com a emenda, a Guarda Municipal fica autorizada a proteger o cidadão e a intervir na paz pública. Esse trabalho já era feito, porém, sem respaldo legal”, ressaltou Miranda.
GM de Santa Bárbara já tem poder de polícia em
Santa Bárbara desde 4ª (Foto: Cláudio Mariano)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ QUE POSTOU ALGUM COMENTÁRIO NESTE BLOG, AUMENTOU OS LAÇOS FRATERNOS DO SANGUE AZUL-MARINHO!
MUITO OBRIGADO!

Alessandro Veloso
Administrador