segunda-feira, 14 de maio de 2012

FENIX: O PÁSSARO DE FOGO

RINASCE PIU GLORIOSA FENIX AUIS VNICA =  

O RENASCIMENTO GLORIOSO DA FENIX AVE VIVA
    
  

A fênix ou fénix (em grego ϕονιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.


Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fénix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.

Os gregos parecem ter se baseado em Bennu, da mitologia egípcia, representado na forma de uma ave acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que habitava o Egito. Cumprido o ciclo de vida do Bennu, ele voava a Heliópolis, pousava sobre a pira do Deus , ateava fogo em seu ninho e se deixava consumir pelas chamas, renascendo das cinzas.


Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., afirmou que a fênix vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97.200 anos.De forma semelhante a Bennu, quando a ave sentia a morte se aproximar, construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com ele à cidade egípicia de Heliópolis, onde os colocava no Altar do Sol.

Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O imperador romano Heliogábalo (204-222 d. C.) decidiu comer carne de fénix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fénix, mas foi assassinado pouco tempo depois.

Atualmente os estudiosos crêem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem. Na arte cristã, a fénix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo.

Curiosamente, o seu nome pode dever-se a um equívoco de Heródoto, historiador grego do século V a.C.. Na sua descrição da ave, ele pode tê-la erroneamente designado por fénix (phoenix), a palmeira (phoinix em grego) sobre a qual a ave era nessa época representada.

  • A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.
  • Para os gregos, a fénix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
  • Os egípcios a tinham por "Bennu" e estava relacionada a estrela "Sótis", ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.
  • No ínicio da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou.
  • No Acidente na mina San José em 2010, a cápsula que estava retirando um por um dos 33 mineiros foi chamada de Fênix, porquê o resgate deles a uma profundidade muito funda de terra lembra a ressureição da ave mítica das cinzas.
Simbologia


A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpertuação, a ressurreição, a esperança que nunca tem fim.

Para os gregos a Fênix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da Fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.

Os egípcios a tinham por Benu e estava sempre relacionada a estrela Sothis, ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.

Na China antiga a Fênix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Na sua plumagem, brilham cinco cores sagradas.

No ínicio da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade."







FONTE: Enciclopédia da Internet

3 comentários:

  1. Olá, sou estudante de Jornalismo e Moro em Salvador - BA. Estou sempre antenada ao blog da Guarda Civil Municipal de Jequié, parabenizo pela ideia da criação do blog, das matérias que nos permite está sempre por dentro das notícias e dos projetos relacionados à Guarda Civil Municipal da cidade de Jequié, minha cidade natal.

    A criação do distintivo, com a representação da fênix, comemorando os 60 anos de atividades prestadas à comunidade Jequieense, torço para que tenha a aprovação necessária para a sua utilização, pois, acredito que a fênix, bem representa o trabalho, que com grande esforço vem sendo bem executado há tantos anos por essa equipe competente!

    Deixo aqui a minha singela homenagem a todos os Guardas civis Municipais deste País e em especial os da cidade de Jequié-BA.

    Força e Paz para toda a equipe continuar executando o belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou estudante de Jornalismo e Moro em Salvador - BA. Estou sempre antenada ao blog da Guarda Civil Municipal de Jequié, parabenizo pela ideia da criação do blog, das matérias que nos permite está sempre por dentro das notícias e dos projetos relacionados à Guarda Civil Municipal da cidade de Jequié, minha cidade natal.

    A criação do distintivo, com a representação da fênix, comemorando os 60 anos de atividades prestadas à comunidade Jequieense, torço para que tenha a aprovação necessária para a sua utilização, pois, acredito que a fênix, bem representa o trabalho, que com grande esforço vem sendo bem executado há tantos anos por essa equipe competente!

    Deixo aqui a minha singela homenagem a todos os Guardas civis Municipais deste País e em especial os da cidade de Jequié-BA.

    Força e Paz para toda a equipe continuar executando o belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Você que postou mensagem neste blog, meu muito obrigado!Reforçou os laços de união do Sangue Azul - Marinho!

    ResponderExcluir

VOCÊ QUE POSTOU ALGUM COMENTÁRIO NESTE BLOG, AUMENTOU OS LAÇOS FRATERNOS DO SANGUE AZUL-MARINHO!
MUITO OBRIGADO!

Alessandro Veloso
Administrador