terça-feira, 29 de maio de 2012

GRÊMIO RECREATIVO ANTÔNIO LOMANTO JÚNIOR DA GUARDA CIVIL DE JEQUIÉ - BAHIA, TERÁ DATA DEFINIDA PARA SUA CRIAÇÃO NA PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO.

Foto : Gabinete do Prefeito - Jequié - Bahia "Entrega do Projeto Amigo de Intercâmbio Sócio-Cultural: Guarda Civil Alessandro Veloso; Secretário de Governo, Luciano Sepúlveda; Vice-Prefeito, Eduardo Lopes; Guarda Civil, Ivanete Veloso."
O Grêmio Recreativo Antônio Lomanto Júnior - GRANLOJÚ, da Guarda Civil Municipal de Jequié - Bahia, será criado ainda na primeira quinzena de Junho. A data prevista seria dia 30 de Maio de 2012, quarta-feira, mas precisava de autorização do Prefeito de Jequié, Luiz Carlos Souza Amaral, sendo-lhe entregue ofício em mãos informando-lhe que será o Patrono do Grêmio Recreativo, que homenageará o fundador da Guarda Civil Municipal de Jequié, o ex-governador da Bahia, Antônio Lomanto Júnior.

A Guarda Civil Municipal de Jequié, comemorará 60 anos de atividade em 09 de Junho de 2012. A lei que autorizou a criação da chamada "Guarda Noturna", reza em 1º de Março de 1952, em seu  Artigo 1º : " Fica o Poder Executivo autorizado a criar nesta cidade a Guarda Noturna de Jequié". O Decreto-Lei Nº 138 de 1952, data de 09 de Junho de 1952, o ato normativo de sua criação; reestruturada pela Lei Nº 1283 de 31 de Dezembro de 1992 - Prefeito Luiz Carlos Souza Amaral. O atual nome da Guarda Municipal (Guarda Civil Municipal ) deriva da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, servindo de exemplo para as demais Guardas Municipais (como garfa antiga nomenclatura do Artigo 144 § 8º da Constituição Federal). 

A inclusão do nome "Civil" é porque nenhuma Guarda Municipal é militar, embora tendo a característica principal na hierarquia e disciplina e no recrutamento e treinamento militares. O nome "Civil" incluso, determina que a Guarda Civil Municipal realiza tarefa preventiva-ostensiva e cuidando de sua população, muito embora o texto constitucional afirme o contrário, mas não proíbe a Guarda Civil de prestar socorros, informações ao público; orientação na sinalização do trânsito; participar nas demais atribuições em condições semelhantes ou genéricas aos nossos irmãos de farda da gloriosa Polícia Militar.

A Guarda Noturna em 1952, cuidava da população de Jequié e não tão somente de prédios públicos, fato que celebra a nossa história quando aqui havia poucos policiais e na atualidade, em muitos casos, a Guarda Municipal sempre atuou na defesa do município e em diversas épocas com o auxílio dos delegados e prefeitos que aqui passaram.

Em Dezembro de 2011, entregamos o Projeto Amigo de Intercâmbio Sócio-Cultural, fato já mencionado aqui neste blog e de vasta publicação nos meios de comunicação e na internet. Neste projeto, afirmamos o nosso reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos por nossa corporação e agradecemos as gerações passadas, pelo mérito e pela honrosa memória e sentimentos a esta Instituição de Guarda Civil Municipal, modernizando-a com uma importante iniciativa que se desdobra em vários projetos dentro de um só. Resgatamos o símbolo da Guarda Civil Municipal, há tanto tempo esquecido e confeccionamos uma bandeira e distintivo e agora a Criação do Grêmio Recreativo, com a força que compõem os meus companheiros sangue-azul da Farda Azul-Marinha.

Cordiais Saudações em Azul-Marinho,

Alessandro Santos Veloso
Ivanete Carvalho da Silva Veloso
Guardas Civis Municipais de Jequié - Bahia - GCMJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ QUE POSTOU ALGUM COMENTÁRIO NESTE BLOG, AUMENTOU OS LAÇOS FRATERNOS DO SANGUE AZUL-MARINHO!
MUITO OBRIGADO!

Alessandro Veloso
Administrador